No sábado (27), família, empregados e aposentados da montadora, representantes do Museu Henry Ford e da Universidade de Michigan participarão do “Coming Together: a Celebration of Henry Ford’s 150th Birthday”. Exposição de veículos históricos, shows de música e de dança e uma feira de produtos agrícolas e artesanais – paixões de Ford – ocorrerão na casa onde ele morava, hoje transformada em memorial.
A história de Ford costuma ser lembrada na indústria automobilística pelo seu legado: do motor V8 aos vidros de segurança. De acordo com a marca, o espírito inovador do criador da montadora é perpetuado em modelos como F-150, Mustang, Fusion Hybrid. Os primeiros contatos com motores ocorreram quando ainda era criança. Seu pai trabalhava na fazenda da família e levava o filho mais velho para visitar a cidade e conhecer novas tecnologias, como motores e máquinas. Aprendeu a consertar relógios e moinhos. O interesse foi crescendo até que, em 1888, Ford começou a trabalhar como engenheiro na Edison Illuminating Company. Cinco anos depois, foi promovido a engenheiro chefe e pôde testar os primeiros experimentos.
MODELO "999" (FOTO: FORD)
Sua primeira criação automobilística foi batizada de Quadriciclo – com ela, ajudou a fundar a Detroit Automibile Company, em 1899. O negócio não deu certo e, dois anos depois, Henry Ford voltou a trabalhar como empregado. Mas insistiu e criou, logo em seguida, a Henry Ford Company, uma pequena oficina na qual desenvolveu dois modelos de corrida: o Arrow e o 999. Foram um sucesso no automobilismo e atraíram o investimento de um negociante de carvão de Detroit, chamado Y. Malcomson. Os dois tornaram-se sócios e criaram mais modelos. Até que, em 16 de junho de 1930, nasceu a Ford Motor Company.
Logo no início, a empresa passou por dificuldades financeiras. A salvação foi o aumento da oferta e o aprimoramento dos métodos de produção – o famoso modelo T, criado em outubro de 1908, foi um sucesso pelo baixo preço: vendeu mais de 15 milhões de unidades. Em 1913, a Ford criou uma linha de montagens para automóveis, que reduzia o custo de produção e elevava a produtividade.
Em 1919, Henry aposentou-se pela primeira vez e colocou em seu lugar o filho Edsel. No entanto, o herdeiro morreu de câncer aos 49 anos e o pai voltou à presidência. Ocupou o cargo até 1945, aos 82 anos, quando renunciou e indicou o neto mais velho para o posto. Henry Ford faleceu em 7 de abril de 1947.
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