Um estudo realizado recentemente pelo Boston Consulting Group revelou que o mercado de automóveis da Rússia passará por um crescimento espetacular nos próximos anos e não deverá ser afetado pela crise que assola a Europa. De acordo com a entidade, o país tem potencial suficiente para ultrapassar a Alemanha e assumir, até 2020, a liderança nas vendas de carros novos no Velho Continente.
Montadoras ocidentais como General Motors, Ford, Volkswagen e Renault têm investido pesado na Rússia e a ascensão da classe média, que passa a trocar ou comprar o primeiro carro, vem cada vez mais fortalecendo os números de emplacamentos no país. O caminho a ser seguido é semelhante ao trilhado pelo Brasil e pela China, com forte presença de modelos produzidos localmente em detrimento dos importados.
De acordo com o estudo, a expectativa é que o mercado cresça a uma média anual de 6% até 2020, chegando ao volume total de 4,4 milhões de veículos vendidos por ano – superando com folga os 2,9 milhões comercializados em 2012. Caso a previsão venha a se concretizar, a Rússia se tornará o quinto maior mercado de carros do mundo, sendo superada apenas por China, Estados Unidos, Índia e Brasil.
No entanto, para acompanhar o crescimento e manter o consumo sempre em alta, o Boston Consulting Group alerta que o país deve superar obstáculos importantes como fraca cadeia de fornecedores e altos custos com logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário