Ao término do melhor primeiro semestre de vendas da história, houve mudanças significativas em alguns dos 16 segmentos em que esta coluna divide o mercado. Com a dinâmica de lançamentos e o redirecionamento das preferências dos compradores, peruas pequenas saíram da classificação porque apenas dois modelos estão disponíveis: Palio Weekend e SpaceFox. Três opções é o mínimo necessário. Peruas médias e grandes, embora vendam menos que as compactas, ainda têm oferta de oito modelos.
SUVs avançaram sobre peruas, monovolumes, sedãs e até hatches. Por isso, sua base foi subdividida entre compactos (ainda crescerá bastante) e médio-compactos. Também mudou o critério classificatório de carros esportivos e puramente esporte. Estes precisam de chassis específicos, sem derivar de automóveis comuns. Curiosamente, o esportivo líder, Hyundai Veloster, dispõe no exterior de motor de 204 cv, mas a Hyundai-Caoa se limita a oferecer por aqui apenas o motor 1.6 do HB20 (de 128 cv). Mesmo assim, vende bem.
Há ainda novos campeões ou que recuperaram posições: Honda Civic, Ford EcoSport, BMW Série 5 e 6, Porsche Panamera, JAC 6 (único chinês a liderar) e BMW Z4.
Segmentos cujas vendas mais encolheram foram os de peruas médias e grandes: 80%; modelos de topo, 59%. Importados, de modo geral, tomaram grandes tombos. Desde o mexicano Fiat 500 (queda de 65%) até o recordista, o chinês Lifan 320 (menos 94%).
Ranking a seguir, que Paulo Garbossa, da ADK, compilou, classifica por distância entre-eixos, largura e, secundariamente, preço. Baseia-se em percentual dos emplacamentos e inclui apenas modelos e segmentos mais representativos.
Compactos: Volkswagen Gol/Voyage (16%); Fiat Palio/Siena (13%); Fiat Uno/Mille (9%); Chevrolet Onix/Prisma (7,4%); Ford Fiesta hatch/sedã (6,7%); Hyundai HB20/X/S (6,6%); Volkswagen Fox/CrossFox (6,3%); Renault Logan/Sandero (5%); Chevrolet Classic (4%); Chevrolet Celta (3,5%); Toyota Etios hatch/sedã (2,8%); Chevrolet Cobalt (2,7%); Fiat Punto/Linea (2,4%); Nissan March/Versa (2%); Citroën C3/DS3 (1,6%); Ford Ka (1,59%); Peugeot 207/208 (1,57%); Honda City (1,52%); Chevrolet Agile (1,42%); Renault Clio (1,41%). VW Gol/Voyage continuam firmes.
Médio-compactos: Honda Civic (18%); Toyota Corolla (17%); Chevrolet Cruze hatch/sedã (16%); Ford Focus hatch/sedã (10%); Volkswagen Golf/Jetta (9%); Peugeot 308/408 (6%); Renault Fluence (5%); Hyundai i30/Elantra (4%); Citroën C4/Pallas/DS4 (3,4%); Fiat Bravo (3,3%). Honda Civic retoma a ponta.
Médio-grandes: Ford Fusion (29%); BMW Série 3 (22%); Mercedes-Benz Classe C (18%); Hyundai Azera (9%). Preço ajuda o Fusion.
Grandes: BMW Série 5/6 (35%); Mercedes-Benz Classe E/CLS (23%); Jaguar XF (12%). Boa arrancada da BMW.
Topo: Porsche Panamera (47%); BMW Série 7 (15%); Jaguar XJ (12%). Panamera recupera liderança.
Peruas médias e grandes: Fiat Freemont/Dodge Journey (76%); Volkswagen Passat Variant (7%); Volkswagen Jetta Variant (4%). Líderes pelo preço.
Monovolumes pequenos: Honda Fit (32%); Chevrolet Spin (29%); Fiat Idea (18%).Fit ameaçado.
Monovolumes médios: Jac J6 (30%); Citroën C4 Picasso (29%); Mercedes-Benz Classe B (25%). Liderança incerta.
Picapes pequenas: Fiat Strada (51%); Volkswagen Saveiro (28%); Chevrolet Montana (18%). Strada segue imbatível.
Picapes médias: Chevrolet S10 (31%); Toyota Hilux (23%); Volkswagen Amarok (14%). S10 ainda avança.
SUVs compactos: Ford EcoSport (60%); Renault Duster (35%); Suzuki Jimny (1%).Como previsto.
SUVs médio-compactos: Hyundai Tucson/ix35 (33%); Kia Sportage (13%); Mitsubishi ASX (12%). Líderes folgados.
SUVs médio-grandes: Toyota Hilux SW4 (40%); Hyundai Santa Fe (13%); Kia Sorento (10%). SW4 consolidada.
SUVs grandes: Mitsubishi Pajero Full/Dakar (44%); Ford Edge (21%); Land Rover Discovery (11%). Liderança tranquila.
Esportivo: Hyundai Veloster (65%); Chevrolet Camaro (20%); Mercedes-Benz SLK (8%). Definido pelo preço.
Esporte: BMW Z4 (50%); Porsche Boxster/Cayman (26%); Porsche 911 (12%).Líder firme.
Há ainda novos campeões ou que recuperaram posições: Honda Civic, Ford EcoSport, BMW Série 5 e 6, Porsche Panamera, JAC 6 (único chinês a liderar) e BMW Z4.
Segmentos cujas vendas mais encolheram foram os de peruas médias e grandes: 80%; modelos de topo, 59%. Importados, de modo geral, tomaram grandes tombos. Desde o mexicano Fiat 500 (queda de 65%) até o recordista, o chinês Lifan 320 (menos 94%).
Ranking a seguir, que Paulo Garbossa, da ADK, compilou, classifica por distância entre-eixos, largura e, secundariamente, preço. Baseia-se em percentual dos emplacamentos e inclui apenas modelos e segmentos mais representativos.
Médio-compactos: Honda Civic (18%); Toyota Corolla (17%); Chevrolet Cruze hatch/sedã (16%); Ford Focus hatch/sedã (10%); Volkswagen Golf/Jetta (9%); Peugeot 308/408 (6%); Renault Fluence (5%); Hyundai i30/Elantra (4%); Citroën C4/Pallas/DS4 (3,4%); Fiat Bravo (3,3%). Honda Civic retoma a ponta.
Médio-grandes: Ford Fusion (29%); BMW Série 3 (22%); Mercedes-Benz Classe C (18%); Hyundai Azera (9%). Preço ajuda o Fusion.
Grandes: BMW Série 5/6 (35%); Mercedes-Benz Classe E/CLS (23%); Jaguar XF (12%). Boa arrancada da BMW.
Topo: Porsche Panamera (47%); BMW Série 7 (15%); Jaguar XJ (12%). Panamera recupera liderança.
Peruas médias e grandes: Fiat Freemont/Dodge Journey (76%); Volkswagen Passat Variant (7%); Volkswagen Jetta Variant (4%). Líderes pelo preço.
Monovolumes pequenos: Honda Fit (32%); Chevrolet Spin (29%); Fiat Idea (18%).Fit ameaçado.
Monovolumes médios: Jac J6 (30%); Citroën C4 Picasso (29%); Mercedes-Benz Classe B (25%). Liderança incerta.
Picapes pequenas: Fiat Strada (51%); Volkswagen Saveiro (28%); Chevrolet Montana (18%). Strada segue imbatível.
Picapes médias: Chevrolet S10 (31%); Toyota Hilux (23%); Volkswagen Amarok (14%). S10 ainda avança.
SUVs compactos: Ford EcoSport (60%); Renault Duster (35%); Suzuki Jimny (1%).Como previsto.
SUVs médio-compactos: Hyundai Tucson/ix35 (33%); Kia Sportage (13%); Mitsubishi ASX (12%). Líderes folgados.
SUVs médio-grandes: Toyota Hilux SW4 (40%); Hyundai Santa Fe (13%); Kia Sorento (10%). SW4 consolidada.
SUVs grandes: Mitsubishi Pajero Full/Dakar (44%); Ford Edge (21%); Land Rover Discovery (11%). Liderança tranquila.
Esportivo: Hyundai Veloster (65%); Chevrolet Camaro (20%); Mercedes-Benz SLK (8%). Definido pelo preço.
Esporte: BMW Z4 (50%); Porsche Boxster/Cayman (26%); Porsche 911 (12%).Líder firme.
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