A crise de 2008, que quase levou à falência as principais montadoras dos Estados Unidos, deu um susto nos consumidores, mas não mudou o seu hábito de comprar carro grande. As picaponas, os sedãs de luxo e os utilitários esportivos, com seus motores potentes e gastões, continuam sendo o preferido dos estadunidenses.
O ranking de vendas do primeiro semestre deste ano confirma: o modelo preferido do país é a picape F 150, da Ford, marca que domina amplamente o ranking, com três modelos entre os dez mais vendidos .
A F-150 vendeu nos seis meses do ano 367.486 unidades, o que representa 4,7% do mercado estadunidense, que totalizou de 7,8 milhões de unidades até junho.
Apenas dois países na América do Sul &ndash Brasil e Argentina - vendem mais do que isso durante um ano inteiro.
A Ford colocou ainda o sedã Fusion, recém remodelado, na sétima posição, com 161.146 unidades vendidas, e o utilitário esportivo Escape em décimo, que vendeu 156.626 carros no semestre.
O segundo colocado no ranking é outra picape, a Silverado, da GM, que vendeu 242.586 unidades nos seis primeiros meses do ano e ficou com 3,1% do mercado.
O carro de passeio melhor classificado é um japonês, o Toyota Camry, terceiro veículo mais vendido nos Estados Unidos, com 207.626 unidades no semestre. Confirmando a grande presença da indústria japonesa no país, a Honda colocou o seu Accord na quarta posição do ranking, com 186.860 unidades.
Os japoneses têm cinco modelos na lista dos dez mais vendidos e dominam o segmento de carros de passeio. Além do Camry e do Accord, fazem parte da lista dos Dez Mais o Altima, da Nissan, e os dois carros que, para os padrões dos Estados Unidos, são &ldquopequenos&rdquo: o Civic e o Corolla. O modelo da Honda vendeu 158.704 unidades e o da Toyota 158.972.
O Altima ficou na sexta posição, com 167.787 carros vendidos. Mas antes deles, em quinto lugar, outra picapona, a Dodge RAM, com 170.319 unidades.
Encerrando o ranking dos dez mais vendidos aparece o Escape, o único utilitário esportivo da lista.
A Ford tem três carros, Honda e Toyota dois, GM, Nissan e Dodge um cada na lista dos Dez Mais.
O Civic foi o carro que mais caiu de posição este ano, em relação ao ano passado. O sedã da Honda fechou 2012 na quinta posição e no primeiro semestre deste ano ficou apenas com o nono lugar. A Honda perdeu também com o CRV, que era o novo no ano passado e este ano está em 11º lugar .
Já a Picape RAM subiu de posição: de sétima colocada em 2012 para quinta hoje, assim como o Fusion, que subiu de 12º para sétimo colocado. Corola, Altima e Escape, além dos três primeiros, mantiveram as posições.
Além dos dez primeiros colocados, mais nove modelos venderam acima de 100 mil unidades no semestre, o que significa uma média mensal acima de 16,5 mil unidades. Para efeito de comparação, apenas três carros &ndash Gol, Uno e Palio - vendem acima desse volume no Brasil.
Nos EUA estão acima desse patamar os Chevrolet Cruze (133.689 carros no semestre), Equinox (126.397) e Malibu (111.100) o Ford Focus (134.785), o Honda CRV (145.763), dois Toyota (Prius, com 120.214 unidades e RAV4, com 101.274) e dois Hyundai (Elantra, com 126.244 e Sonata (103.010).
Os 100 mais vendidos nos EUA
Janeiro-junho/2013
Class.
|
Marca/Carro
|
Unidades
|
Participação
|
1º
|
Ford Série F
|
367.486
|
4,7%
|
2º
|
Chevrolet Silverado
|
242.586
|
3,1%
|
3º
|
Toyota Camry
|
207.626
|
2,7%
|
4º
|
Honda Accord
|
186.860
|
2,4%
|
5º
|
Dodge RAM
|
170.319
|
2,2%
|
6º
|
Nissan Altima
|
167.787
|
2,1%
|
7º
|
Ford Fusion
|
161.146
|
2,1%
|
8º
|
Toyota Corolla
|
158.972
|
2,0%
|
9º
|
Honda Civic
|
158.704
|
2,0%
|
10º
|
Ford Escape
|
156.626
|
2,0%
|
11º
|
Honda CRV
|
145.763
|
1,9%
|
12º
|
Ford Focus
|
134.785
|
1,7%
|
13º
|
Chevrolet Cruze
|
133.689
|
1,7%
|
14º
|
Chevrolet Equinox
|
126.397
|
1,6%
|
15º
|
Hyundai Elantra
|
126.244
|
1,6%
|
16º
|
Toyota Prius
|
120.214
|
1,5%
|
17º
|
Chevrolet Malibu
|
111.100
|
1,4%
|
18º
|
Hyundai Sonata
|
103.010
|
1,3%
|
19º
|
Toyota RAV4
|
101.274
|
1,3%
|
20º
|
Ford Explorer
|
95.302
|
1,2%
|
21º
|
GMC Sierra
|
87.633
|
1,1%
|
22º
|
Kia Optima
|
83.458
|
1,1%
|
23º
|
Chevrolet Impala
|
83.382
|
1,1%
|
24º
|
Volkswagen Jetta
|
81.296
|
1,0%
|
25º
|
Toyota Tacoma
|
81.188
|
1,0%
|
26º
|
Jeep Grand Cherokee
|
80.796
|
1,0%
|
27º
|
Nissan Rogue
|
79.051
|
1,0%
|
28º
|
Jeep Wrangler
|
77.728
|
1,0%
|
29º
|
Chrysler 200
|
75.015
|
1,0%
|
30º
|
Ford Edge
|
68.971
|
0,9%
|
31º
|
Honda Odyssey
|
66.472
|
0,8%
|
32º
|
Nissan Sentra
|
66.439
|
0,8%
|
33º
|
Ford Econoline
|
65.963
|
0,8%
|
34º
|
Nissan Versa
|
63.761
|
0,8%
|
35º
|
Kia Soul
|
63.031
|
0,8%
|
36º
|
Honda Pilot
|
62.887
|
0,8%
|
37º
|
Toyota Sienna
|
62.559
|
0,8%
|
38º
|
Toyota Highlander
|
61.771
|
0,8%
|
39º
|
Subaru Outback
|
61.311
|
0,8%
|
40º
|
Dodge Avenger
|
61.018
|
0,8%
|
41º
|
Dodge Caravan
|
59.472
|
0,8%
|
42º
|
Chrysler Town & Country
|
59.379
|
0,8%
|
43º
|
Volkswagen Passat
|
56.119
|
0,7%
|
44º
|
Kia Sorento
|
53.387
|
0,7%
|
45º
|
Chevrolet Traverse
|
53.294
|
0,7%
|
46º
|
Mazda 3
|
52.701
|
0,7%
|
47º
|
Dodge Charger
|
51.981
|
0,7%
|
48º
|
Toyota Tundra
|
51.565
|
0,7%
|
49º
|
Subaru Forester
|
50.748
|
0,6%
|
50º
|
GMC Terrain
|
50.676
|
0,6%
|
51º
|
BMW Série 3
|
49.162
|
0,6%
|
52º
|
Nissan Pathfinder
|
46.539
|
0,6%
|
53º
|
GMC Acadia
|
46.492
|
0,6%
|
54º
|
Mercedes-Benz Classe C
|
45.902
|
0,6%
|
55º
|
Lexus RX
|
45.818
|
0,6%
|
56º
|
Dodge Dart
|
44.949
|
0,6%
|
57º
|
Chevrolet Sonic
|
44.905
|
0,6%
|
58º
|
Ford Mustang
|
43.111
|
0,6%
|
59º
|
Dodge Journey
|
42.436
|
0,5%
|
60º
|
Chevrolet Camaro
|
42.312
|
0,5%
|
61º
|
Hyundai Santa Fe
|
41.158
|
0,5%
|
62º
|
Chevrolet Tahoe
|
40.857
|
0,5%
|
63º
|
Chevrolet expresso
|
40.602
|
0,5%
|
64º
|
Subaru Impreza
|
39.106
|
0,5%
|
65º
|
Ford Fiesta
|
38.164
|
0,5%
|
66º
|
Jeep Patriot
|
38.115
|
0,5%
|
67º
|
Mazda CX-5
|
38.057
|
0,5%
|
68º
|
Toyota Avalon
|
37.471
|
0,5%
|
69º
|
Ford Taurus
|
37.447
|
0,5%
|
70º
|
Kia Forte
|
34.351
|
0,4%
|
71º
|
Lexus ES
|
33.493
|
0,4%
|
72º
|
Buick Enclave
|
31.841
|
0,4%
|
73º
|
Dodge Challenger
|
29.982
|
0,4%
|
74º
|
Hyundai Accent
|
29.459
|
0,4%
|
75º
|
Chrysler 300
|
29.445
|
0.4%
|
76º
|
Nissan Frontier
|
29.316
|
0.4%
|
77º
|
Dodge Durango
|
28.305
|
0,4%
|
78º
|
Mercedes-Benz Classe E
|
28.231
|
0,4%
|
79º
|
Jeep Compass
|
26.778
|
0,3%
|
80º
|
BMW Série 5
|
25.891
|
0.3%
|
81º
|
Honda Fit
|
25.541
|
0,3%
|
82º
|
Toyota 4Runner
|
25.427
|
0.3%
|
83º
|
Subaru XV Crosstrek
|
25.090
|
0,3%
|
84º
|
Buick La Crosse
|
24.482
|
0,3%
|
85º
|
Cadillac SRX
|
23.990
|
0.3%
|
86º
|
Nissan Maxima
|
23.675
|
0,3%
|
87º
|
Kia Rio
|
23.660
|
0.3%
|
88º
|
Buick Verano
|
23.433
|
0.3%
|
89º
|
Subaru Legacy
|
23.408
|
0.3%
|
90º
|
Infiniti G
|
23.097
|
0,3%
|
91º
|
Hyundai Tucson
|
22.207
|
0,3%
|
92º
|
Acura RDX
|
22.200
|
0,3%
|
93º
|
Mazda 6
|
21.668
|
0.3%
|
94º
|
Chevrolet Suburban
|
21.663
|
0.3%
|
95º
|
Volkswagen Beetle
|
21.187
|
0,3%
|
96º
|
Míni
|
21.079
|
0.3%
|
97º
|
Audi A4
|
20.589
|
0.3%
|
98º
|
Ford Transit Connect
|
20.446
|
0,3%
|
99º
|
Mercedes-Benz Classe M
|
19.312
|
0,2%
|
100º
|
Acura MDX
|
18.214
|
0.2%
|
Focus2move
Nenhum comentário:
Postar um comentário